Exportação & Internacionalização do Novo Banco e Jornal de Negócios

Simoldes Plásticos ganha prémio na categoria de Exportação – Grande Empresas de Bens Transacionáveis, na 10ª Edição de Exportação & Internacionalização, dinamizada pelo Novo Banco e pelo Jornal de Negócios.

Criada em 1980, a Simoldes Plásticos nasceu a partir da divisão de plásticos do Grupo Simoldes, com sede em Oliveira de Azeméis, que foi fundado em 1959 com a constituição da Simoldes Aços, empresa dedicada à fabricação de moldes de injeção para a indústria de plásticos. Detida por António Rodrigues é uma empresa de produção de peças plásticas injetadas principalmente para a indústria automóvel.

Os principais clientes da Simoldes Plásticos incluem as principais OEM (Original Equipment Manufacturer) da indústria automóvel, nomeadamente, o Grupo Volkswagen, com as marcas Volkswagen, Seat, Audi, Porsche e Skoda, Grupo PSA (Peugeot, Citroën), Ford, Renault, etc., sendo a Simoldes Plásticos fornecedor de primeira linha de muitos destes clientes. Hoje são três fábricas em Portugal, e presença industrial no Brasil, com duas fábricas, França, Polónia, Republica Checa e Marrocos.

“O nosso percurso de exportação está ligado ao acompanhamento dos nossos clientes. Temos também uma parte forte de internacionalização porque temos de seguir os nossos clientes para as diferentes geografias onde se vão localizando”, refere Ercília Tavares, diretora financeira da Simoldes Plásticos.

Exporta para 12 países e regista 102,1 milhões de euros em volume de exportações, atividade que em 2019 aumentou 24,8%. “O crescimento tem a ver com fatores como ser dinâmica, competitiva, qualidade, dar um bom serviço e hoje em dia com a inovação e a sustentabilidade”, defendeu Jaime Sá, administrador da Simoldes Plásticos.