Tecnologia Fluidmelt com reforço contínuo de fibras

Um guiador inovador injetado em plástico com a mesma funcionalidade do alumínio – concebido para desempenho e construído para um futuro sustentável. Acreditamos que o futuro da mobilidade está na inovação que equilibra desempenho, sustentabilidade e eficiência. O nosso mais recente avanço é uma ferramenta de injeção de moldes concebida para fabricar guiadores de plástico que satisfazem as exigências do equipamento de ciclismo mais avançado – ao mesmo tempo que melhoram radicalmente o processo de produção.

Juntamente com a CANYON e a Engel e com uma rede de parceiros orientados para a inovação, estamos a moldar o futuro do design de guiadores de cockpit para bicicletas. Materiais de ponta são combinados com um avançado processo de moldagem por injeção fluidmelt para produzir o inovador guiador de cockpit.

Este componente oco e de elevado desempenho é fabricado em poliamida 6 reforçada com fibra de vidro curta, garantindo uma resistência excecional e um peso reduzido. As fitas de fibra de carbono são colocadas especificamente em áreas críticas, reduzindo a deflexão sob carga até 10%, mantendo uma espessura de parede fina. No processo de fusão por fluido, o gás ou a água são injectados e deslocam o material do núcleo não solidificado, permitindo a sua reutilização no ciclo, reduzindo os resíduos e os custos de produção. Este novo design do guiador do cockpit permite a integração de passagens de cabos e assegura uma elevada eficiência de produção. Em comparação com os guiadores convencionais de alumínio ou termoendurecidos, esta inovação reduz a pegada de CO₂ em até 80%. Um guiador durável,
reciclável e de produção local para local – moldando o futuro dos componentes para bicicletas.

Caraterísticas principais

1. O mesmo desempenho que o alumínio
O nosso guiador de plástico mantém padrões de integridade estrutural, segurança e durabilidade equivalentes às alternativas de alumínio.
2. Maior produtividade
Ciclos de injeção mais rápidos e um design de molde eficiente permitem aos fabricantes aumentar a produção, minimizando o desperdício de energia e de material.
3. Maior liberdade de design
A versatilidade do plástico abre portas a designs ergonómicos, aerodinâmicos e estéticos que anteriormente eram impossíveis com o metal.
4. Reciclabilidade
O guiador é feito de plástico reciclável, promovendo uma economia circular e reduzindo o impacto ambiental a longo prazo.
5. Produção localizada
A solução apoia estratégias de fabrico próximo do mercado, reduzindo os custos logísticos e as emissões de carbono do transporte de longa distância.

Esta tecnologia pode ser aplicada a outras indústrias, como a indústria automóvel, os bens de consumo ou a logística.

É um fabricante que está a tentar desenvolver a sua linha de produtos?
Vamos falar sobre como a Simoldes pode apoiar a sua próxima inovação em ciclismo ou mobilidade com soluções de ferramentas inteligentes e sustentáveis.

📩 simoldestools@simoldes.pt

Veja o vídeo aqui.